terça-feira, 11 de agosto de 2009

Da Alemanha para o mundo

Veículo de transporte com vagões no porto de Hamburgo; podemos ver os Volkswagen em posição para serem carregados no navio cobertos com lona aguardando no cais do porto, um dos muitos cais da zona portuária de Hamburgo. Podemos ver também obras de construção do cais, a estrada entre as pistas recém sendo pavimentada com pedras.


As capas protetoras são retiradas dos Volkswagens. Podemos ver o fusca com as suas janelas traseiras divididas em dois. Os carros são controlados e preparados para o transporte marítimo o cargueiro se aproxima com a grua, e os veículos são levados a bordo.


As amarras são presas em torno dos pneus um guindaste ergue o carro do vagão de carga até o navio. Depois de carregados os fuscas são cobertos navamente pela lona.


Os trabalhadores estão na parte superior da plataforma de carga dos carros, e fiscalizam o carregamento dos Volkswagens. Alguns veículos ainda estão no vagão aguardando. Podemos ver o grande logotipo da Volkswagen nas capas protetoras.


Créditos fotográficos :Fotos do Arquivo Histórico do Porto de Hamburgo Alemanha.
Neta foto mais recente que as anteriores vemos que os fuscas já possuem a janela traseira tradicional, a grande torre da grua que fará o carregamento e o grande nome Volkswagen no navio.
A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo porto de Santos, as 30 primeiras unidades foram logo vendidas (a família Matarazo foi uma das primeiras a comprar). O carro vinha desmontado da Alemanha (ou em kits "CKD", "Completely Knocked Down"), e curiosamente não era montado pela Volkswagen - a empresa ainda não havia se instalado no Brasil, e a empresa responsável pela montagem era a Brasmotor (mesmo grupo dono da Brastemp, por exemplo). O modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples, nunca trazido para o Brasil).

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