O Volkswagen Brasília foi um carro do tipo mini-perua, produzido entre os anos de 1973 e 1982, recebeu esse nome em homenagem à Capital Federal e à criatividade de seus projetistas em alusão ao arquiteto de Brasília, Oscar Niemeyer. Estima-se que foram vendidos cerca de 1 milhão de unidades em todo o mundo, incluindo países da America do Sul, Filipinas, México e África.
O design da Brasília foi concebido por Marcio Piancastelli com o objetivo inicial de projetar um carro confortável, pequeno por fora, espaçoso por dentro e que possuísse grandes janelas. Havia uma expectativa que a Brasília pudesse substituir o Fusca, de fato isso não aconteceu. O projeto da Brasília teve influências de carros como o Fusca e o Karmann-Ghia.
Seu motor era inicialmente de 1600 cc, refrigerado a ar, tinha 60 cavalos de potência e era alojado em sua traseira igualmente ao Fusca. A Brasília possuía tração traseira.
Em 1976 o motor da Brasília recebeu um pequeno upgrade, passando a utilizar dois carburadores sua potência foi elevada para 65 cv.
A Brasília foi um carro projetado e fabricado no Brasil,com duas e quatro portas. Além do Brasil o único país a fabricá-lo foi o México, apenas na versão de duas portas.
Abaixo Cartaz Propaganda de 1973
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário