quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Livro diz que verdadeiro criador do Fusca era Judeu


Josef Ganz com um protótipo conversível em 1930 e com o Standard Fahrzeug, em 1933
foto de arquivo Schiperood

Ferdinand Porsche pode não ser o verdadeiro criador do Fusca. Segundo o historiador holandês Paul Schilperoord, que acaba de lançar um livro intitulado Ware Verhaal van de Kever (A Verdadeira História do Fusca), quem teve a idéia de criar um automóvel pequeno, com motor traseiro, suspensão independente e uma carroceria arredondada, completamente diferente dos carros da época, foi um engenheiro e jornalista húngaro, chamado Josef Ganz.

Uma versão chegou a ser fabricada por uma pequena indústria alemã, denominada Standard Fahrzeugfabrik. De acordo com o livro, Ganz, que inclusive havia chamado seu carro inicialmente de Maikäfer - na Alemanha, o Fusca ganhou o apelido de Käfer(besouro)-, tentou inutilmente obter apoio financeiro para produzi-lo em grande série, ao mesmo tempo em que publicava vários artigos propondo uma revolução no design automotivo e criticando os pesados e inseguros carros da época. Desagradando aos grandes fabricantes e, por ser judeu, ele acabou sendo preso pela Gestapo, polícia secreta nazista, devido a uma acusação forjada de chantagem.

Libertado, Ganz mudou-se para a Suíça, onde continuou tentando sem sucesso produzir seu carro – o projeto chegou a ser roubado pelo próprio governo suíço. A idéia do engenheiro húngaro, na mesma época, teria chegado ao ditador Adolf Hitler que, entusiasmado e desejoso de motorizar a população alemã, encarregou Ferdinand Porsche de sua concretização, obviamente ocultando a autoria do projeto inicial por um judeu. A Standard Fahrzeugfabrik, coincidentemente, foi proibida de usar o nome Volkswagen, carro do povo, na promoção de seu automóvel.

Após a Segunda Guerra Mundial, Ganz tentou durante vários anos provar na justiça seus direitos sobre o Fusca. Ele acabou indo morar na Austrália, onde trabalhou na Holden (hoje parte da GM), falecendo pobre e sem chegar a ser reconhecido, a não ser por um restrito número de designers e engenheiros. Embora sua história não fosse desconhecida, o livro de Schiperood é o primeiro inteiramente dedicado a ela e está sendo cogitado para servir de base para um futuro filme.

A história de Ganz pode ser encontrada, em detalhes, no site www.ganz-volkswagen.org , em inglês.

Fonte:autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2552

3 comentários:

Volks e Cia disse...

Opa
blza?

valeu =D

pode deixar que a gente vai add vocês também
(meu banner nao é o que você colocou mais nao tem problema)

o seu é esse do lado esquerdo ai?

grande abraço

apareça sempre

show de bola o blog

Caution disse...

Ola amigo pode add sim o link, vou add voce tambem OK !
valeu ae..

Fabio Panzenhagen disse...

Olá amigos! O meu banner é esse do lado esquerdo, o to topo do blog tbm serve! Caso queiram trocar seus banners me enviem para nosso contato.
Valeu...